O que é uma estimativa?

Uma estimativa é o consumo de electricidade que se estima que determinado cliente tenha efectuado, com base em cálculos científicos e consumos do passado, e que é utilizado sempre que não seja possível retirar a leitura real.

Como é que vejo se a minha factura foi calculada através de uma estimativa?

Caso a sua factura tenha sido resultante de uma estimativa, deverá conter essa mesma informação, no topo direito da sua factura, tal como indica a imagem abaixo apresentada.

Clique para ver maior

Como é calculada a estimativa?

Para clientes finais, o Consumo Estimado é determinado para o período para o qual se pretende estimar o consumo, a partir do consumo médio ponderado, nos moldes definidos pela ERSE.

Para os clientes com tarifário BTN Tripla-tarifa e BTE, são retiradas leituras reais mensalmente.

Quando é que uma factura é calculada com base numa estimativa?

Uma factura é calculada com base numa estimativa, com uma periodicidade bimensal (são retiradas leituras reais mês sim, mês não) ou quando é impossível ou impossibilitada a leitura do contador.

O que pode fazer para evitar que a sua factura seja calculada com base numa estimativa?

O cliente poderá tomar a iniciativa de fazer a comunicação da sua leitura, por via telefónica, correio electrónico ou pessoalmente aos balcões da Cooperativa.

O que fazer caso a estimativa seja desproporcional ao consumo real?

As diferenças entre a estimativa e o consumo real são colmatadas na facturação seguinte, tal como disposto no Regulamento das Relações Comerciais do sector eléctrico.