13 dicas para poupar energia em 2013

Segundo algumas organizações ambientalistas, cerca de 16% do consumo de energia em Portugal tem lugar dentro das habitações. É um número elevado, mas que pode ser reduzido com algumas dicas fáceis.

Se ainda não olhou bem para estes artigos de dicas e conselhos, fica um alerta. Em 2013, a factura de electricidade volta a subir – 2,8%, em princípio – pelo que a eficiência e poupança energética representará um factor cada vez mais importante para a sustentabilidade económica das famílias.

Fique com 13 dicas para poupar energia e água neste Inverno e recorde outros conselhos de poupança.

1.Desligue as luzes sempre que uma divisão está vazia, nem que seja por 1 minuto.

2.Substitua lâmpadas incandescentes pelas economizadoras, não espera pela altura em que as primeiras cheguem ao fim de vida. Há lâmpadas que poupam mais de 80% em energia. A Deco diz que este gesto permitirá reduzir em 25% o consumo energético anual.

3.Desligue – mesmo – os aparelhos electrónicos, uma vez que estes continuam a consumir electricidade no modo stand-by.

4.Retire o carregador do telemóvel da tomada quando o seu aparelho estiver carregado. Ele continua a consumir energia.

5.Cozinhe com tachos tapados, para evitar perdas desnecessárias de calor.

6.Descongele os alimentos com antecedência, evitando assim utilizar o micro-ondas.

7.Prefira programas económicos das máquinas de lavar loiça e roupa, que gastam menos água e energia, especialmente se os utilizar com a carga máxima.

8.Evite a pré-lavagem e opte pelos programas de baixas temperaturas.

9.Aproveite o Sol e abdique das máquinas de secar roupa.

10.Reduza o tempo de abertura do frigorífico, que é responsável por 20% do consumo total deste equipamento. Assim, irá também levar à diminuição da acumulação de gelo, aumentando a capacidade de refrigeração e congelação.

11.Na hora do banho, pense nos litros de água desnecessários que irá gastar. Prefira um duche rápido a um banho de imersão.

12.Feche a torneira quando se ensaboa ou lava os dentes.

13.Opte por autoclismos com dois volumes de descarga, um de três e outro de seis litros. Se não quiser comprar um autoclismo novo, coloque uma garrafa cheia de água no respectivo depósito, diminuindo assim o volume total de cada descarga.

 Notícia adaptada de Greensavers.       

Nota: A adopção da tarífa bi-horária (11º conselho na notícia original) poderá ser vantajosa apenas em alguns casos, uma vez que embora exista um período (vazio) em que o tarifário é mais barato, existe também outro (fora de vazio) que é mais caro que a tarifa normal. Em suma, depende muito da distribuição do consumo de cada família.